Friday 21 May 2010

F de...

F de falsas estâncias turísticas
Está a desenvolver-se um projecto de reflorestação na minha região – Potaro Siparuni, aka Region 8 – que pretende servir de modelo na transformação de solos empobrecidos pela actividade mineira, em terras férteis.
Este projecto resulta da colaboração de várias entidades: GENCAPD (Projecto de Desenvolvimento Ambiental da Guiana), GGMC (Comissão de Geologia e Minas da Guiana), Comissão das Florestas da Guiana, Ministério da Agricultura e Universidade da Guiana. É financiado pela CIDA (Agência de Desenvolvimento Internacional Canadiana).
Estive por lá ontem e vi as muitas experiências que andam a fazer, com1600 acácias plantadas, em diferentes condições.
Há, por exemplo, uma zona em que se limitaram a plantar as acácias; outra onde juntaram uma bactéria que ajuda a fixar nitrogénio; outra onde plantaram seis tipos de cassava, para ver qual se dá ali melhor; uma espécie de erva, que servirá de alimento a animais de pasto; Entre outros.
Eis um nódulo:
A partir desta experiência, pretende-se criar um “TECHPAK”, que será disponibilizado aos mineiros, de forma a ajudá-los a cumprir os regulamentos relacionados com o ambiente.
Da actividade mineira resultam enormes poças de água, autênticas lagoas de água excessivamente rica em minério. Poluída. Terminada a exploração, é preciso deixar assentar metais. A princípio, a cor da água é clara, como que um leite chocolatado. Depois passa a um verde-mar:
Entretanto atinge a fase falsa estância. Esta cor é provocada pelo elevado nível de alumínio. Portanto nada de cair em tentações e mergulhar, que não faria bem nenhum à pele!






Esta é uma fase experimental, mas pretende-se que reflorestar faça parte do processo mineiro. Parece-me uma ideia gira, mas custa-me acreditar que esta seja a salvação da floresta. Será que os jaguares voltarão assim que crescerem as acácias?
Fico a
torcer para que em Setembro de 2010, altura de conclusão do projecto, o país seja capaz de dar continuidade, de forma sustentável, à reanimação das florestas desventradas pela actividade mineira.
Aproveito para vos desejar um excelente fim-de-semana!

Thursday 13 May 2010

F de feliz por ter a f&a que tenho!

...e F de FESTA!


Meus queridos, Obrigada!! Como emudeci (cof cof), tirei umas fotografias para colocar aqui no blog, mas a internet não me deixa. Assim, passei tudo para um pdf fraquito e enviei por mail ;) Cris, se quiseres pôr aqui, força! Amo-vos!! Para quem não viu, fica o link:

Wednesday 12 May 2010

E... de Especial

Esta mensagem não segue quaisquer regras do alfabeto. Pode, no entanto, ser considerada uma excepção, e por isso mesmo, vou repetir a letra E. E de Especial, que é o que tu és!
Bjs grandes, directamente de Portugal!