Wednesday 11 May 2011

M de Mahdia


Eagle Mountain, vista do Departamento de Educação


Mahdia (Lê-se Mádia) é o centro administrativo da Região 8, Potaro/Siparuni. Começou por ser um “landing”, ou seja, um lugar onde os mineiros compram alimentos, vendem ouro e se divertem. Há dias falei com o Sr. Fredericks, que foi mineiro aquinos anos setenta. naquele tempo Mahdia era literalmente um “landing”, servida apenas por um caminho e algumas lojas.

Muitas pessoas chegam aqui, montam campos, investem tudo o que têm e rezam para que tudo corra bem. A vida na backdam (campos de minas fora da vila, onde só se vêem clareiras, valas cheias de água castanha, verde, ou azul-piscina, tendas enormes, carrinhas 4x4, escavadoras e homens de galochas) é dura e intensa; Não há lugar para feriados nem fins-de-semana. Por isso as pessoas tendem a passar uns meses por lá, para depois regressarem a casa com dinheiro no bolso.

Contudo, ao sair da backdam com um montão de dinheiro (com a maior nota guianense podem comprar-se duas cervejas aqui), há uma forte tendência para vivenciar uns dias de loucura em Mahdia. Normalmente isto inclui muito dinheiro em bebidas e em senhoras. Como podem imaginar, o dinheiro evapora... portanto a solução passa muitas vezes por regressar à backdam por mais uma temporada antes de visitar a esposa (se ainda o for) e as crianças.

Verdade seja dita, muitos mineiros conseguem concentrar-se nos seus objectivos de vida e gerem-na de um modo eficiente. Há muitos homens que vieram com a intenção de passar um ano, de modo a juntarem dinheiro suficiente para a construção da casa de família, e acabaram por ficar mais de 12 anos, porque entretanto tiveram filhos e esses filhos estão agora a estuda em colégios privados.

Portanto a backdam pode ser boa, apesar de ser uma espécie de roleta.

Em Mahdia, as pessoas movem-se ao mesmo ritmo a que se encontra o ouro, ou seja, de forma inesperada. Se tencionas abrir uma loja, por exemplo, não há como saber o que é que vai vender bem, nem qual será o melhor dia da semana.

Tudo vem de Parika ou Georgetown, por terra, o que envolve entre 7 a 10 horas de uma viagem aos solavancos num caminho de terra batida. Isto implica a duplicação dos preços.

O que é que temos por aqui?
- Um hospital distrital com o pessoal mais simpático do mundo (Está bem, excepção feita à Belita eheh). O edifício é novo, mas o equipamento é tudo menos fantástico. É necessário ir a Georgetown para um raio-x, por exemplo.
- Complexo Administrativo – A RDC (Regional Democratic Council) é o corpo administrativo. Aqui há o Departamento de Educação (semelhante à DRE), a sala de reuniões, a secção de contabilidade e a secção de pessoal.
- Uma pré-escola, uma escola primária e uma escola secundária. A maior parte do meu tempo é dividido entre a escola primária e o Departamento de Educação.
- Lojas/Bancas/Restaurantes/Bares – Há muitos lugares onde se pode estar à conversa e a beber uns copos (mais copos do que conversa, dado o nível de ruído, em que independentemente da hora, todos os “tascos” parecem estar a participar num concurso sonoro, para ver que é mais ruidoso.
- Um hotel com uma piscina fantástica. Inesperado, novamente. E é fantástico ver que há mudanças: Quando aqui cheguei, não se podia usar a piscina sem se ser filmado por homens e ouvir-se comentários pouco ortodoxos, apesar de ir nadar em calções e tshirt, como toda a gente aqui (e sabeis que tenho sentido de humor). A pouco e pouco as coisas têm mudado e agora de vez em quando aos domingos vêem-se raparigas de fato de banho na piscina, em vez de apenas homens à espreita. É claro que tenho aproveitado para vestir o meu fato de banho também, mas só quando há mais mulheres a fazerem o mesmo, porque o ambiente por ser assustadoramente estranho!
- GGMC – Comissão de Geologia e Minas da Guiana
- GECOM – Comissão de Eleições da Guiana
- Correios – Por norma o correio chega uma vez por semana a Mahdia. Qualquer carta ou embalagem pode demorar muito tempo a chegar, como bem sabem, mas felizmente a maioria chega. Quanto às embalagens que não chegam, desconfio que se “percam” aquando da chegada ao pais. Portanto se me enviarem coisinhas lindas como Jim Beam e Quatro Rosas, o melhor é disfarçá-los com pensos higiénicos.
O nosso carteiro é um estrondo e chama-me quando recebo alguma encomenda ou carta.
- Estação da Polícia – São os meus vizinhos, portanto a minha casa não poderia estar melhor protegida!

Com que é que se parece? Vejam com os vossos próprios olhos:
A estrada principal
Vale definitivamente a pena vir cá visitar e se vierem numa 4x4 a partir de Georgetown, melhor ainda, porque uma vez aqui chegados podem visitar lugares mágicos.

Mahdia é onde está o meu coração.

Eagle Mountain, vista da pista aérea