Sunday 7 March 2010

A de Ameríndio


A de Ameríndio
A primeira escola que visitei foi Micobie. É geograficamente perto de Mahdia, mas demora-se muito a chegar lá, uma vez que o caminho é feito em terra batida e abatida. A maior parte do percurso foi feita a passo de caracol, com a tracção às quatro rodas ligada. O que aqui nos vale é que o condutor é um senhor experiente e responsável. Obrigada Andy! Não posso precisar o tempo que demorámos, porque já me aculturei, ou seja: foi muito. Isso pode ser qualquer coisa entre a hora e meia e as 3 horas.
É tal a animação do percurso que me esqueci do que ia dizer: ameríndios! Pois bem, o professor da primeira escola que visitei é ameríndio e disse-me que todos os alunos da escola são da família dele.
Segundo os estudo arqueológicos, os ameríndios são o povo indígena deste país. De acordo com o Bradt Guide, eles estão cá desde 9000AC. Crê-se que tenham vindo da Ásia. A mesma fonte diz que há vestígios de comunidades agrícolas responsáveis pelo cultivo de cassava com mais de 3000 anos.
Na próxima 4ª feira parto numa excitante viagem pelas escolas mais remotas desta região. O caminho far-se-á de carrinha (4x4); ATV (moto 4); barco; avioneta e a pé. Não há por cá comboios!
Partimos no dia 10 e regressaremos no dia 24/25. São muitos dias e vou tentar deixar-vos o mapa, para que tenham ideia dos lugares por onde andaremos. Ignorem “Kaieteur” – era o meu subconsciente! Não vou lá nesta viagem. A informação foi-me dada oralmente e em vez de Kato, entendi “Kaieteur”.
Se trabalhar com as escolas daqui de Mahdia já vai ser um desafio (falta de motivação dos professores que encaram o ensino como uma plataforma de acesso a empregos melhores, turmas enormes, alunos de 16 anos que não sabem ler, etc.) estas escolas serão ainda mais complicadas, porque chegar lá implica muita logística e preparação. Talvez passe um par de semanas em cada uma, a dar formação/apoiar os professores. Vou mas é deixar a carroça ir atrás dos bois e decidir quando a altura chegar!

Tudo a torcer para que corra bem bem bem:-)
Mil beijos e mimos para vocês


8 comments:

  1. Quem me sabe dizer como é que posso fazer upload de vídeos e mp3/mp4? Fiz um podcast muito manhoso para vocês quando cheguei ao país.

    ReplyDelete
  2. Com isto? http://uploading.com/

    Num shei...lol
    Boa sorte para essa grande viagem! Precisamos de te colocar nos nossos GPS... lol
    bjs mil!

    ReplyDelete
  3. que viagem e aventura!será interessante poder seguir no mapa... segue uma carta e caderninhos no correio... beijinhos

    ReplyDelete
  4. Good to get this news RC! Don't have yr English blog address, so will follow u on this one - desculpa ó portuguesas pelo inglês! Got an snail mail yet? Letter nº 3 is going in the post today :-)
    Have a great journey to that place far away via bike, boat, truck, biplane and on foot .... yiiiiikeees!!!
    Super hugs!

    ReplyDelete
  5. minhas lindas, obrigada pelas mensagens. não imaginam quanto é que contribuem para o meu sorriso.
    só para que saibam: ontem às 22h telefonaram-me a dizer que houve uma reflexão e que a viagem foi cancelada para 3 dos 4.
    enfim, nada de demasiado surpreendente. nada que possa adiantar aqui, nesta janela aberta.
    beijinhos

    ReplyDelete
  6. oh, the link Sandie:
    raquelvso.blogspot.com
    (I still didn't know where I was going to when I set that one up)
    x

    ReplyDelete
  7. olá olá,

    podes pôr as coisinhas que gravas numa conta aberta aqui p.ex: http://www.dropbox.com/

    segue as instruções e depois é só partilhar os links no blogue :-)

    beijinhos, e "boa viagem" *

    ReplyDelete
  8. LOL Cris :-)
    obrigada Esteves, já me tinham enviado este programa, portanto suponho que funcione. já a minha rede, não sei não.
    de qualquer forma, já apaguei o tal podcast, que era uma vergonha:p

    beijos a todos e já agora: a tal viagem foi cancelada, daí que eu tenho andado com acesso ;)

    ReplyDelete