Monday 15 August 2011

K de Kaieteur

 
Um fim-de-semana mágico começou com um dia de trabalho no Departamento de Educação. Escrevi e imprimi, preparando-me para o ano lectivo que começa em Setembro e aturei a minha chefe, que teve mais uma crise digna de ser filmada (noutro episódio) e uma rapariga mudou-se para a minha casa.
Quatro amigos meus, voluntários da VSO, encontraram-se comigo aqui em Mahdia, onde tínhamos uma carrinha 4x4 pronta para nos levar até Pamela Landing, onde apanhámos um barco que nos levou à ilha de Amatok. O nome vem da língua Patamona “Ama Tuok” e significa quedas de água do amor. A história que dá origem ao nome virá noutro episódio.


A ilha Amatok
Os garimpeiros estiveram pela loja local a beber até cerca das 10 horas. Nessa altura, houve um tipo que montou esta máquina e se pôs a caminho de casa... meio de transporte como outro qualquer, não?

Quando chegámos à  ilha já a noite estava a cair, por isso pendurámos os hammoques e depois seguimos até às quedas de água, onde eu e a Selina molhámos os pés e tentámos comunicar com os outros elementos do grupo através de sinais de luz. Sem sucesso. Não importa os avisos que façam, molhar as pernas é o mínimo que consigo fazer.
Manhã cedo, à saída de Amatok
Na manhã seguinte, bem cedo, saltamos para dentro de outro barco, no topo da ilha e lá seguimos pelo belíssimo e poderoso rio Potaro acima durante cerca de uma hora. 

Chegados a Waratok, ajudámos a transportar o barco, porque a água estava baixa e portanto não podíamos passar por via aquática. Cerca de meia hora depois, parámos em Tukeit, com vista para as Old Man Beard Falls (Queda de água do homem velho de barba... não é um nome muito romântico!).
Waratok, ajudando a levar o barco

Foi aí mesmo, em Tukeit, que se acabou a boa vida dos passeios de barco com brisa fresca e sol na cabeça, para começar uma caminhada de cerca de 4 horas, com passagem por dois pontos particularmente inclinados “Oh My God I” e “Oh My God II”. (Verdade seja dita, é uma caminhada fácil. Já o mesmo não posso dizer viagem a Kaieteur que demora 8 dias... e para quê sofrer, se posso navegar pelo belíssimo Potaro acima?)
Magnífico Potaro

Maravilhoso Potaro
O pessoal com quem caminhei ao baixo no domingo

A caminhada é relativamente fácil e tem paragens estratégicas. A minha favorita é sem dúvida nas quedas de água da avó. Tem este nome porque, tal como uma avó arranja sempre maneira de acudir os netos, esta queda de água tem sempre água para matar a sede de quem passa, mesmo na época seca.

Grand Mother Falls
Cerca de 4 horas depois de começar a caminhar e muito suor depois, vislumbra-se a magnífica queda de água. Está sempre envolvida em nevoeiro, umas vezes mais, outras menos. Quando a vimos pela primeira vez, ficamos um pouco desiludidos, porque o nevoeiro quase a escondia... Mas à medida que nos fomos aproximando, o nevoeiro foi-se dispersando e a vista é mesmo incrível.
As grandiosas Kaieteur, escondidas pelo nevoeiro que se movia rapidamente.

Vale para onde as Kaieteur se lançam
Em mais nenhum lugar no mundo se pode caminhar até ao último centímetro de rocha acima das quedas de água. Aliás, até me sentei de pés a abanar abaixo da rocha, e ninguém me disse nada. Não há qualquer protecção, qualquer barreira, qualquer separação artificial entre o visitante e as Kaieteur. É uma sensação belíssima, de encontro com a mãe natureza, sem dúvida!

Kaieteur à patrão
Quando chegámos à Guesthouse, o nosso guia disse-nos que o duche estava avariado, o que me deu a desculpa perfeita para ir ao topo das Kaieteur tomar banho. E banho que é banho... é sem roupa, claro. Uma sensação indescritível, tomar banho imediatamente acima de uma força tão imensa.

(Não há fotos, pelo menos que eu saiba lol)

Venham descobrir esta Guiana, a Guiana que ainda não tem uma estrada a ligar a capital ao sul, a Guiana sem rede, sem limites, sem stress, porque sei que vai nascer outra Guiana assim que o alcatrão foi espalhado.

2 comments:

  1. lovely photos Kelly!! i really like the one where your sitting on the edge of the falls!!! Hans said 'bloody oath!' when he saw it!!! hahahaa :) missss youuuuuu xxxx

    ReplyDelete
  2. Ah, Niki. I cannot believe how long it has taken me to see this comment! <3

    ReplyDelete